Esta loja usa cookies e outras tecnologias para que possamos melhorar sua experiência nos nossos sites.

Dia da Mãe?

Porquê?

Dia da Mãe_1.png

O Dia das Mães, ou Dia da Mãe, é uma data com a finalidade de homenagear todas as mães e a maternidade.

A sua comemoração remonta à Grécia antiga onde, no início da primavera, festejavam em homenagem de Rhea, Mãe dos Deuses.

.

Nos EUA, foi  Ann Marie Reeves Jarvis quem deu os primeiros passos na criação de um dia para celebrar as mãe ao fundar o Mother's Days Works Clubs (criado, em 1858, com o intuito de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadoras) e o Mother's Friendship Days (criado, em 1865, com o intuito de melhorar as condições dos feridos de guerra).

.

A 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de Ann Jarvis a sua filha, Anna Jarvis, cria um memorial em sua homenagem e assim inicia uma campanha para oficializar o Dia das Mães como feriado. A 8 de maio de 1914 a proposta é aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos e o Dia das Mães passa a ser celebrado no segundo domingo de maio. No entanto, a popularidade do feriado fez com que a data se tornasse num dia apelativo e lucrativo para os comerciantes.

“Não criei o Dia das Mães para ter lucro!” dizia Anna Jarvis que, em 1923, inicia uma luta para abolir o feriado por que antes tinha lutado.

Anna acaba por falecer em 1948 com 84 anos. E apesar de ter recebido o reconhecimento mundial do seu esforço Anna nunca chegou a ser mãe.

.

Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de maio devido à tradição da igreja católica que neste mês celebra o dia de Nossa Senhora de Fátima. No entanto, durante anos o dia foi celebrado a 8 de dezembro (Dia da Nossa Senhora da Conceição).

.

Ann Marie Reeves Jarvis

Ann Marie Reeves Jarvis

g8216_u5552_annajarvis.JPG

Anna Jarvis